A gestão pública precisa ter a mesma eficiência, eficácia e efetividade que a existente em boa parte da iniciativa privada e para isso é fundamental a institucionalização de valores, conceitos, técnicas, métodos e muita capacitação. A única diferença entre ambos é que o resultado, o lucro, para o município, é o ganho social com a inclusão e a resolutividade dos problemas dos munícipes. Para além do cumprimento das determinações legais, a administração municipal será pautada pelas seguintes medidas:
• Demonstrar transparência absoluta e irrestrita dos gastos públicos, com publicação regular do orçamento municipal e da movimentação financeira para que a sociedade acompanhe a execução e o uso dos recursos, inclusive, com a realização de audiências públicas de esclarecimento;
• Será criado de imediato o Programa Permanente de Capacitação de Servidores Municipais – PCSM, através de cursos de aperfeiçoamento, atualização e treinamentos de qualificação e requalificação para aquisição de mais e melhores habilidades com vistas a prestação de serviços de qualidade aos munícipes;
• Reorganização da controladoria e da ouvidoria municipais;
• Revisar com vistas a atualizar os códigos de postura e obras do município, bem como a adequação das regras de proteção ao meio ambiente no município;
• Promover revisão completa de procedimentos e atos administrativos municipais que impliquem em custos ao cidadão visando reduzir burocracias e valores de taxas entre outros. A regra será tornar desburocratizado e simplificado às demandas municipais feitas pelo cidadão;
• Implementar o Centro integrado de serviços oferecidos pelo município, ou seja, o SAC
Municipal, visando a uniformidade do atendimento ao munícipe;
• Compromisso imprescindível com os pagamentos dos salários aos Servidores Municipais com pontualidade e divulgação no início do ano fiscal de tabela contendo as datas, mês a mês, de pagamentos bem como cumprir com responsabilidade fiscal os pagamentos de fornecedores e parceiros contratados obedecendo os princípios de uma gestão planejada;
• Estabelecer rigoroso controle na compra de materiais, contratação de serviços e gestão dos contratos com fornecedores e prestadores de serviços;
• Reestruturar e otimizar a estrutura da administração pública municipal, investindo na modernização tecnológica da prestação de serviços públicos ao cidadão através de sistemas auditáveis por indicadores de resultados e desempenho;
• Conectar a infraestrutura física e a digital, definindo a utilização de plataformas de tecnologia que conversem entre si;
• Implementar solidamente em parceria com Universidades e Institutos, programas de estágios para dar continuidade de trabalho e conhecimento ao jovem aprendiz em sua área de estudo;
• Promover a eficácia por meio de plataforma tecnológica quanto ao sistema de cadastro, fiscalização, controle e emissão de notas fiscais;
• Qualificar os gastos públicos, através do aprimoramento dos controles de custos, melhoria de processos, gerenciamento da execução dos contratos, otimização dos recursos públicos;
• Tornar a gestão pública municipal um modelo em eficiência voltada para eficácia no atendimento ao público;
• Promover a requalificação dos espaços físicos de trabalho do servidor, aparelhandoos com equipamentos atuais e modernos.